Política de Privacidade para recrutamento

A segurança é a nossa especialidade e isto também se aplica ao tratamento dos seus dados pessoais e à garantia de que a sua privacidade é respeitada.


Na presente Política de Privacidade, descrevemos as categorias de dados pessoais que são tratados pela Sector Alarm, Unipessoal Lda. (doravante denominada "Sector Alarm") como parte do nosso processo de recrutamento, para que fins os dados são recolhidos e como pode exercer os seus direitos nos termos das leis de proteção de dados aplicáveis, incluindo o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (UE) 2016/679 (o RGPD). Clique no texto abaixo para ler mais sobre o nosso tratamento de dados pessoais.

Quais as categorias de dados pessoais que tratamos?

Texto expandido:

A Sector Alarm irá recolher e tratar dados pessoais sobre si no âmbito do processo de recrutamento. Os dados pessoais serão recolhidos diretamente de si, bem como de outras fontes disponíveis, na medida em que for relevante e permitido por lei. Dependendo das circunstâncias, os seguintes dados pessoais podem ser tratados:

  • Dados individuais: nome, data de nascimento, língua preferida e nacionalidade
  • Dados de contacto: endereço de e-mail, número de telefone e endereço postal 
  • Dados de candidatura: candidatura, CV, certificados, atestados e declarações de referências 
  • Dados de entrevista e avaliação: avaliações internas/relatórios de entrevistas, avaliações de capacidades, inquéritos pessoais, dependendo da posição a que se candidata, e, quando necessário, para as atividades de recrutamento   
  • Dados de teste: informações e resultados de testes de personalidade e capacidade realizados durante o processo de recrutamento 
  • Dados técnicos: Ao aceder aos serviços da Sector Alarm online, os nossos servidores Web criam automaticamente registos da sua visita. Tipicamente, estes registos incluem: Endereço IP, tempo de acesso, páginas visitadas, sites ligados e funcionalidades utilizadas, o conteúdo visualizado ou solicitado, tipo de navegador e idioma selecionado. Em relação a este ponto, consulte a nossa [Política de Cookies]. 

Os seguintes dados são tratados apenas em situações específicas: 

  • Certificado de boa conduta: Se lhe for oferecido um cargo na Sector Alarm, podemos, para alguns cargos, exigir um certificado de boa conduta. O documento será enviado por e-mail encriptado para um endereço de e-mail dedicado para esta finalidade exata. O documento não será conservado em nenhum outro lugar e será eliminado imediatamente se não cumprir os critérios de seleção.
  • Dados sensíveis: Normalmente não recolhemos nem podemos recolher dados pessoais sensíveis no âmbito do processo de recrutamento. Contudo, se tiver limitações físicas ou necessidades especiais que requeiram considerações específicas durante o processo de recrutamento, poderemos tratar informações relevantes para permitir que os nossos candidatos concorram a postos de trabalho na nossa empresa e para assegurar que cumprimos as obrigações regulamentares que nos são impostas relativamente à nossa contratação. Como as comunicações por e-mail nem sempre são seguras, encorajamo-lo a não incluir dados sensíveis nos e-mails que nos envie. 
Como utilizamos os seus dados pessoais?

Site do sistema de recrutamento: Para efeitos de receção e gestão de candidaturas de emprego através do site do serviço de recrutamento, utilizamos os serviços da Greenhouse Software, Inc., 110 Fifth Avenue, 3rd Floor, New York, NY 10011, EUA ("Greenhouse Software"). No serviço Web, poderá candidatar-se a vagas de emprego e enviar e/ou carregar informações pessoais relacionadas, tais como o nome, endereço de e-mail, perfil de LinkedIn, CV e documentos pessoais. 

Estes dados serão apenas tratados em servidores fora da União Europeia (UE) e fornecidos à Sector Alarm ou à Greenhouse Software após ter clicado no botão “enviar candidatura” no site do serviço de recrutamento. Pode consultar a política de privacidade da Greenhouse Software aqui: http://www.greenhouse.io/privacy-policy

Base jurídica para o tratamento:

Os seus dados pessoais são tratados com base em interesses legítimos, cf. artigo 6.º, n.º 1, alínea f) do RGPD. Temos um interesse legítimo em realizar o tratamento com o objetivo de gerir e concluir os processos de recrutamento, que não se sobrepõe aos seus interesses, direitos fundamentais ou liberdades. Precisamos de garantir que contratamos a pessoa certa e temos de documentar que o processo foi realizado corretamente. 

Se realizar algum teste como parte do processo de contratação, o tratamento de dados pessoais neste caso será baseado num interesse legítimo da Sector Alarm.

Também podemos tratar os seus dados pessoais com base no seu consentimento, caso em que obtivemos o seu consentimento prévio e explícito por escrito para o tratamento dos seus dados pessoais. Esta base jurídica só é utilizada no âmbito de processos totalmente voluntários, não é utilizada para o tratamento necessário ou obrigatório. O seu consentimento por escrito pode ser retirado a qualquer momento, contactando-nos ou através do seu perfil online. 

Em certos casos, o tratamento também pode ser necessário para o cumprimento de obrigações legais e regulamentares. A base jurídica para o tratamento de certificados de boa conduta é o artigo 10.º do RGPD. A respetiva legislação nacional em Portugal é a Portaria n.º 273/2013 (artigo 23.º) e a obrigação aplica-se ao pessoal de gestão de segurança, aos profissionais de formação em matéria de segurança e ao pessoal de segurança privada, nomeadamente seguranças.

Com quem partilhamos os seus dados pessoais?

Apenas podemos partilhar os seus dados pessoais com terceiros quando tal for necessário como parte do nosso contrato consigo, para a realização de negócios ou quando existir uma obrigação legal para o fazer. Sempre que divulgarmos os seus dados pessoais a terceiros, apenas divulgaremos os dados pessoais necessários para satisfazer essa necessidade comercial ou exigência legal. Caso contrário, os seus dados pessoais não serão divulgados a terceiros, a menos que tenha dado o seu consentimento para tal, por exemplo, em ligação com uma oferta de benefícios/oferta especial ou programa de bónus, ou se formos legalmente obrigados a fazer tal divulgação.

Abaixo encontra-se uma lista das categorias de destinatários com os quais partilhamos dados pessoais. Ao partilhar dados pessoais, asseguraremos sempre a existência de acordos apropriados e de compromissos de confidencialidade. Não vendemos os seus dados pessoais a terceiros para fins comerciais.

Empresas do Grupo

Fazemos parte do grupo europeu Sector Alarm, no qual a entidade norueguesa Sector Alarm Holding AS é a entidade controladora. O departamento de IT do grupo administra todas as nossas aplicações informáticas em nosso nome como o nosso subcontratante, e temos um acordo de tratamento de dados em vigor para este fim. Isto significa que o pessoal de IT do grupo tem acesso aos dados pessoais que se encontram conservados nas nossas aplicações informáticas. Outros departamentos do grupo podem igualmente solicitar acesso a dados pessoais para realizar análises e gerar relatórios sobre estatísticas de vendas, pesquisas de satisfação do cliente e tópicos semelhantes, para garantir a comunicação de informações à direção do grupo e ao conselho de administração. Todos os acessos às nossas aplicações informáticas são concedidos com base numa estrita "necessidade de conhecer" e limitam-se ao estritamente necessário.

Fornecedores

Utilizamos fornecedores que nos prestam serviços, onde o tratamento de dados pessoais é necessário para que o fornecedor possa prestar tais serviços. Se o fornecedor tratar dados pessoais em nosso nome, são um subcontratante. Apenas utilizaremos subcontratantes que possam garantir o cumprimento das leis de proteção de dados aplicáveis e dos nossos requisitos técnicos e organizacionais, e teremos sempre um acordo de tratamento de dados em vigor para reger as nossas instruções a esse subcontratante. Temos as seguintes categorias-chave de fornecedores:

  • Fornecedores de aplicações informáticas: Estes fornecedores podem realizar serviços de assistência e manutenção nas aplicações informáticas que nos fornecem. Na medida em que tenham acesso a, ou estejam a tratar dados pessoais em nosso nome como subcontratante, temos um acordo de tratamento de dados em vigor. Podem também conservar dados nos seus servidores ou num serviço de nuvem fornecido por eles e, nesse caso, são nossos subcontratantes
  • Parceiros: Colaboramos com parceiros que geram potenciais candidatos para a nossa empresa, tais como agências de recrutamento e agências de trabalho temporário. Estas partes partilham a sua informação connosco com base nos acordos e consentimentos que mantêm consigo
  • Fornecedores de marketing: Utilizamos o Google Inc e Facebook Inc para a colocação de vagas disponíveis na Internet e nas redes sociais. Para mais informações, consulte a nossa Política de Cookies.

Transferências Internacionais de Dados

Por regra, esforçamo-nos sempre por assegurar que os seus dados pessoais são tratados dentro do Espaço Económico Europeu (EEE). Contudo, alguns dos nossos fornecedores estão sediados fora do EEE ou têm servidores ou empresas do grupo localizadas fora do EEE. Nesses casos, garantiremos a existência de um mecanismo de transferência válido, nomeadamente decisões de adequação tomadas pela Comissão Europeia, Regras Vinculativas das Empresas ou Cláusulas Contratuais-tipo da UE. Além disso, implementaremos salvaguardas adicionais para assegurar que os seus direitos e liberdades como cidadão europeu sejam adequadamente protegidos também no caso de tais transferências de dados fora do EEE. Pode encontrar uma cópia das Cláusulas Contratuais-tipo da UE que utilizamos ao clicar aqui. Podemos rever ou atualizar os nossos mecanismos de transferência para cumprir as alterações da lei de proteção de dados ou os requisitos da Comissão Europeia; se o fizermos, atualizaremos a presente Política de Privacidade em conformidade.

Especificamente, a Sector Alarm utiliza a Greenhouse Software para gerir o serviço Web de recrutamento, conforme descrito acima. O tratamento de dados pessoais é baseado nas Cláusulas Contratuais-tipo aprovadas pela UE. Além disso, divulgamos anúncios de vagas de emprego em plataformas de redes sociais como o Facebook, Instagram, Snapchat e LinkedIn. Todos estes fornecedores tratam os dados pessoais fora do EEE. Tenha em atenção que a utilização destas plataformas de redes sociais está sujeita aos termos de utilização e políticas de privacidade de cada plataforma. 

Quais são os seus direitos e como os exerce?

Como titular dos dados, são-lhe concedidos vários direitos e liberdades nos termos das leis e regulamentos de proteção de dados aplicáveis. Para exercer tais direitos, contacte o nosso responsável pela proteção de dados em dpo@seguranca24.pt. De modo a garantir que não partilhamos dados pessoais com terceiros não autorizados, solicitar-lhe-emos que confirme a sua identidade antes de responder ao seu pedido. Desde que tenhamos confirmado a sua identidade, responderemos o mais rápido possível e, normalmente, dentro de 30 dias. Se não formos capazes de responder dentro de 30 dias, notificaremos o atraso e a razão do mesmo oportunamente e antes do prazo de 30 dias. Abaixo encontra-se uma visão geral dos seus direitos. Pode ler mais sobre o assunto no site da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Dentro das limitações estabelecidas na lei aplicável, tem os seguintes direitos de privacidade:

  • Direito à informação: tem o direito de obter mais informações sobre a nossa utilização dos seus dados pessoais.
  • Direito de acesso: Pode solicitar o acesso a uma cópia dos dados pessoais que tratamos sobre si. Relembramos que existem algumas exceções a este direito, por exemplo, se o acesso viola os direitos de terceiros (por exemplo, revela informações pessoais sobre um terceiro) ou se diz respeito a segredos comerciais. Se abrirmos qualquer exceção ao seu direito de acesso, informá-lo-emos especificamente sobre isto
  • Direito de retificação: É importante para nós garantir que só tratamos dados pessoais que estejam corretos e atualizados. Se verificar que algum dos dados pessoais que processamos está incorreto, tem o direito de exigir a sua retificação.
  • Direito de portabilidade dos dados: Pode obter uma cópia eletrónica dos dados pessoais que nos forneceu em formato digital, quer diretamente para a si ou para terceiros por si nomeados
  • Direito a ser esquecido: Apenas conservamos dados pessoais durante o tempo necessário para cumprir as finalidades para as quais foram recolhidos. Se é da opinião que estamos a conservar informações que deveriam ter sido eliminadas, pode solicitar que eliminemos esses dados pessoais. No entanto, informamos que obrigações legais, tais como as declarações fiscais e a elaboração registos contabilísticos podem resultar na nossa obrigação de não eliminar os dados pessoais até que o período legal de conservação tenha expirado. Para mais informações sobre os nossos tempos de conservação, consulte a secção Durante quanto tempo conservamos os seus dados pessoais abaixo
  • Direito de oposição: Pode opor-se ao nosso tratamento dos seus dados pessoais, se a sua situação particular assim o exigir. Tenha em conta que tal pode resultar na impossibilidade de continuarmos a processar a sua candidatura de emprego.
  • Direito à limitação do tratamento: Tem o direito de solicitar que limitemos o tratamento dos seus dados pessoais, por exemplo, se considerar que estamos a tratar os seus dados ilegalmente ou se não quiser que eliminemos os dados que devem ser eliminados
  • Decisões automatizadas e perfil do cliente: Não utilizamos decisões automatizadas que lhe digam respeito para fins de recrutamento. Para efeitos de divulgação de vagas disponíveis, utilizamos técnicas de segmentação e realizamos análises de forma a otimizarmos os nossos esforços de marketing e para adequá-los às preferências e necessidades dos nossos candidatos. Tal análise pode influencias as nossas decisões de marketing, mas não é aplicada de uma forma que possa resultar em efeitos significativos legais ou semelhantes para si.
Durante quanto tempo conservamos os seus dados pessoais?

Conservamos todos os dados pessoais enquanto for necessário para cumprir as finalidades estabelecidas na presente Política de Privacidade. Estes são os nossos principais períodos de conservação:

Todos os dados pessoais recolhidos e conservados com base no nosso interesse legítimo são eliminados no prazo de cinco anos. O tempo de conservação é contabilizado em dias a partir da data em que foi informado de que um candidato recebeu o cargo a que se candidatou. Quando aplicável, tal inclui todas as informações das categorias especificadas acima, ou seja: Dados individuais, dados de contacto, dados de candidatura, dados de entrevista e avaliação, dados de teste e dados técnicos 

Os dados pessoais seguintes podem ser eliminados a qualquer momento através do seu perfil de candidato online: CV, certificados, candidaturas e atestados. 

Como especificado acima, quaisquer certificados de boa conduta são eliminados imediatamente se não cumprir os critérios de seleção. Se os critérios de seleção forem cumpridos, os certificados são eliminados assim que o processo de recrutamento for concluído. 

Por vezes podemos perguntar-lhe se pretende que conservemos os seus dados pessoais por um período mais longo, por exemplo, se não se qualificar para um cargo, mas gostaríamos de poder mantê-lo na nossa base de dados para outras potenciais vagas no futuro. Pode, a qualquer momento, retirar qualquer consentimento para a conservação e tratamento dos seus dados pessoais no seu perfil de candidato.

Para além do exposto acima, podemos precisar, caso a caso, de conservar dados pessoais por um período de tempo mais longo, se tal for necessário para cumprir obrigações legais, executar contratos ou participar na resolução de litígios.

Segurança

Implementamos medidas de segurança técnicas e organizacionais de primeira linha para proteger os seus dados pessoais e assegurar a disponibilidade, integridade e confidencialidade dos mesmos. Os nossos especialistas de IT e segurança altamente qualificados garantem que as nossas aplicações permanecem seguras, utilizando apenas fornecedores que possam garantir o cumprimento das normas e leis de segurança aplicáveis.

No entanto, pode também ajudar a proteger os seus dados, respeitando estas simples salvaguardas:

  • Não envie informações confidenciais ou sensíveis por e-mail não encriptado. Nunca lhe pediremos que nos envie os dados da sua conta bancária por e-mail.
  • Deve sempre utilizar uma palavra-passe forte, ou seja, uma palavra-passe composta por letras minúsculas e maiúsculas, números e um caracter especial
  • Não clique em links em quaisquer e-mails que receba, a menos que o e-mail seja de um remetente de confiança. Verifique sempre o endereço de e-mail do remetente dos e-mails que lhe solicitam qualquer informação - muitas vezes os autores de fraudes utilizam endereços de e-mail semelhantes ao original. Os nossos e-mails serão sempre enviados a partir de geral@seguranca24.pt
  • Certifique-se de que os seus dados de contacto estão atualizados para que possamos contactá-lo em caso de suspeita de fraude
  • Mantenha os seus dispositivos online atualizados para garantir sempre que dispõe da última versão das configurações de segurança instaladas, pois podem conter patches para falhas de segurança anteriormente identificadas

Se detetar qualquer atividade suspeita ou considerar que foi objeto de roubo de identidade ou fraude, contacte o nosso centro de atendimento ao cliente imediatamente através do número 249 726 848

A nossa presença nas plataformas de redes sociais

A Sector Alarm tem contas da empresa no Instagram, Facebook e LinkedIn e o tratamento de dados pessoais nessas plataformas é gerido pelos Termos de Utilização e Políticas de Privacidade aplicáveis a cada plataforma. Utilizamos estas contas para promover e melhorar os nossos serviços e para promover a nossa empresa junto de potenciais e existentes clientes e funcionários. A base jurídica para tal é o interesse legítimo, nos termos do artigo 6.º, n.º 1, alínea f), do RGPD. Se nos contactar através destas contas ou se gostar ou partilhar algum dos conteúdos que publicamos, poderemos ver as informações básicas da sua conta de utilizador, tais como nome e endereço de e-mail. Responder-lhe-emos através da mesma plataforma e trataremos os seus dados pessoais em ligação com tal comunicação. Pedimos-lhe que não partilhe qualquer informação pessoal confidencial em nenhuma destas plataformas.

Pode sempre deixar de seguir as nossas contas ou eliminar os seus comentários e mensagens. Tenha em conta que o facto de deixar de seguir a nossa conta não irá eliminar os seus dados pessoais. Relembramos que todos estes fornecedores têm transferências internacionais de dados para os EUA. Encorajamo-lo a ler as suas Políticas de Privacidade para obter mais informações sobre o tratamento dos seus dados pessoais.

Além disso, ao utilizar o Facebook, recebemos relatórios estatísticos agregados do Facebook através de um serviço chamado Facebook Insights. Este serviço permite-nos monitorizar a atividade relacionada com a nossa conta. Estes relatórios não incluem quaisquer dados pessoais e são anónimos para nós, mas estamos a agir como corresponsáveis pelo tratamento com o Facebook Inc para os fins deste serviço. Pode encontrar mais informações sobre o Facebook Insights aqui.

 

Cookies

Para informações sobre cookies, consulte a nossa Política de Cookies.

Alterações à presente Política de Privacidade

Trabalhamos continuamente para melhorar e desenvolver os nossos produtos e plataformas digitais. Tal pode resultar em alterações à presente Política de Privacidade. Todas as alterações serão publicadas em www.seguranca24.pt. Se a mudança for substancial, notificá-lo-emos. Pode sempre encontrar a última versão disponível aqui.

Versão: 1.0 2022

Última versión: 1.0 (2022)